top of page
WhatsApp Image 2022-03-10 at 19.40.01 (1).jpeg
Nossa história

Foto: Pâmella Ribeiro

Nascido no dia 31 de agosto de 1970, na fazenda Cachoeira, distrito de Ouro Verde, em Goiás, desde a infância, Robspierry já dava demonstrações de sua mediunidade, o que muito dificultou o andamento de sua vida, ainda mais pela falta de conhecimento de sua família a respeito das “manifestações” que acometiam seu filho. De fundamentação católica, vivendo no interior de Goiás, os pais de Robspierry, completamente leigos em relação aos estudos Kardecistas, à existência da umbanda ou de outras práticas espiritualistas que discorressem sobre o processo da incorporação, sofreram profundamente com as vidências e as manifestações corporais dele, acreditando por vezes que estas eram caso de algum distúrbio psíquico ou de uma possessão demoníaca. Suas manifestações espiritualistas já aconteciam desde os seis anos de idade, quando ele incorporava seu mentor espiritual, o Preto Velho Pai João de Aruanda, e também convivia com a figura de Joãozinho, Erê que, de certo modo, se transformou em seu maior amigo de infância. 

Sua tumultuada infância e problemática adolescência só foram esclarecidas quando um amigo da família, sabendo dos “transtornos” que acometiam Robspierry, levou-o a uma casa espírita na cidade de Anápolis. Nessa mesma noite, Doutor Adalberto lhe presenteou com O livro dos médiuns, de Allan Kardec e lhe instruiu a leitura de outras obras espíritas. A partir da leitura dos estudos de Kardec, Robspierry começou a compreender melhor seu processo mediúnico e até mesmo passou a humanamente se aceitar e a reconhecer sua missão nesta existência.

Ao travar contato com o Kardecismo, Robspierry desejou conhecer pessoalmente o maior médium do Brasil: Chico Xavier. Foi então para Uberaba na tentativa de se encontrar com quem lhe daria mais informações sobre sua condição mediúnica. Inúmeras foram as tentativas de falar com Chico, mas em todas Pierry não era recebido, até o momento em que pediu auxílio ao seu mentor, Pai João de Aruanda. Vendo o Preto Velho na fila do atendimento, Chico Xavier, que estava trabalhando no dia com o espírito Emannuel, chamou-o: “Venha cá, vovô!” Pai João se aproximou e Emmanuel lhe disse: “O seu moço chama-se Robspierry não é à toa, é sina! A dívida espiritual dele é grande, pois quem foi o líder francês da Revolução e gerou tantas mortes só terá como se livrar desse carma curando e salvando muitas vidas!” Diante de tais palavras e da idoneidade de quem as disse, Pierry voltou para Goiás e montou na fazenda do próprio pai o seu primeiro espaço de atendimento: a Casa da Bênção. Passado algum tempo, Pai João e o espírito do médico Bezerra de Menezes apresentam a Robspierry dois médicos que iriam lhe ajudar nos atendimentos, realizando consultas e cirurgias espirituais: o Dr. Custódio e o Dr. Lazarino.

Mesmo sendo no interior de Goiás, a Casa da Bênção começou a receber visitas de inúmeras pessoas do país levadas pelas curas espirituais que lá se faziam. Ônibus e comitivas eram organizados e chegavam para os atendimentos com Pai João, Dr. Custódio e Dr. Lazarino. Ainda assim, sempre vinha à mente de Pierry a consideração de Emmanuel: a de que ele precisaria ressarcir a grande dívida espiritual que tinha curando uma imensa quantidade de pessoas. Em função disso, tomou a iniciativa de viajar pelo país, estendendo seus atendimentos às pessoas de todos os estados brasileiros.

Em 1993, Robspierry Caetano saiu de casa e iniciou uma verdadeira trajetória de cura pelo Brasil: passou de estado em estado, visitando todas as capitais do país, além de centenas de outras cidades de todo o território nacional e também de alguns países vizinhos, como o Chile e o Uruguai. Em cada cidade que chegava, alugava uma sala para realizar seus atendimentos, anunciava na rádio local as consultas e cirurgias espirituais gratuitas e permanecia na cidade durante aproximadamente um mês. Viveu durante sete anos realizando tais atividades e conhecendo como ninguém toda a diversidade geográfica, étnica, cultural e religiosa do país, o que muito contribuiu para a sua eclética formação espiritual.

Dentro desse ciclo de viagens, esteve pela primeira vez em Belo Horizonte, em 1996, quando seu mentor espiritual, Pai João de Aruanda, lhe orientou a fundar uma casa na cidade. No ano de 2000, regressou a Belo Horizonte, encerrou suas viagens pelo país e montou seu primeiro centro espiritual, chamado Somas. Nesse espaço, onde desenvolvia seus atendimentos, havia alguns frequentadores que eram da Doutrina do Santo Daime. Entretanto, Robspierry não sabia disso, nem mesmo conhecia a existência da Doutrina. Foi quando Pai João solicitou ao senhor Raimundo Sena que fizesse uma cerimônia e apresentasse o Santo Daime ao Pierry. O trabalho foi marcado para o dia 09 de fevereiro de 2002. Eis a data do encontro da Umbanda com o Santo Daime e o marco do nascimento da Fraternidade Kayman.

Durante a cerimônia com o Daime - que foi extremamente forte e profunda para Robspierry, levando-o a perder completamente o controle de seu corpo e a desmaiar - em um de seus muitos processos de desdobramentos espirituais e mirações, ele teve contato com o Rei Sol, que a ele se apresentou e lhe indagou se ele gostaria de fazer algum pedido. Robspierry solicitou então que um novo local, mais espaçoso e com natureza, lhe aparecesse para que ele pudesse desenvolver seus trabalhos espirituais, e que isso acontecesse aliado à sabedoria espiritual da bebida sagrada do Santo Daime.

No outro dia, o dono do imóvel que era locado para funcionamento da SOMAS, entrou em contato com Pierry e lhe disse que havia sonhado com ele. Nesse sonho, havia tido a visão de que o Somas deveria funcionar em outro local: mais “espaçoso e com natureza”. Esse senhor encontrou-se com Robspierry e o levou a um endereço: Rua Pio X, número 249.

Emocionados por pisar naquele espaço, Robspierry e Pai João de Aruanda perceberam que ali seria o local da nova casa espiritualista. Também nesse primeiro dia, andando pelo terreno, Robspierry viu um milenar e adolescente espírito que o acompanhava desde a infância e lhe fora apresentado por Joãozinho: o Intraterreno Kayman. Como esse Ser Encantado sempre o acompanhou desde a infância, Robspierry decidiu que o novo espaço se chamaria Fraternidade Kayman.

Foi assim que nasceu a Fraternidade Kayman, um “Centro Livre” que abraça todas as influências espirituais, pois compreende que cada uma delas é uma forma de manifestação do sagrado. As atividades nesse espaço, que trabalhamos por 18 (dezoito) anos com muito carinho, foram encerradas em 15 de março de 2020 devido ao surto pandêmico da COVID 19 e transferida para o Jardim dos Orixás, um cantinho maior, cheio de natureza, localizado em Barão de Guaicuí, Gouveia/MG.

Registros fotográficos de alguns atendimentos realizados pelo Brasil

Registros de jornais e revistas

               Orientações para visitar o Jardim dos Orixás

 

O Jardim dos Orixás, fica localizado em um vilarejo chamado Barão de Guaicuí, município de Gouveia/MG, há 280 km de Belo Horizonte, 20 km de Gouveia e há 25 km de Diamantina.

 

O local conta com uma estrutura mínima para nos receber, contamos com espaço somente para acampamento nos dias dos trabalhos. O Jardim dos Orixás não está aberto para hospedagem fora dos dias de atividades.

 

O vilarejo conta com uma pousada para quem deseja ficar mais dias e oferece um pouco mais de conforto, Pousada da Nice (38) 99868-2376, entre em contato e faça sua reserva.

 

Não temos sinal de telefone e internet.

 

Para nos visitar ou participar de nossas atividades você terá que obrigatoriamente comunicar sua vinda pelo zap (38) 99886-5206, Pierry ou Ana Carolina.

 

Se você for convidar alguém para nos visitar e for a primeira vez que esta pessoa irá tomar o Santo Daime, a mesma deverá ser apresentada ao Pierry para uma entrevista com antecedência.

 

Seja bem vindo!!!

bottom of page