top of page
23511412_1546154892127476_41356191523763

Parque Espiritualista Jardim do Orixás

Foto: Pâmella Ribeiro

O Parque Espiritualista Jardim dos Orixás é uma instituição religiosa e comunidade habitacional eco sustentável localizada no distrito de Barão do Guaicuí, no município de Gouveia, no estado de Minas Gerais. Cercado por exuberantes belezas naturais, culturais e históricas. Estamos situados em uma área de 160 hectares em uma zona de preservação. Uma região de encontro entre os biomas do cerrado e da caatinga, com vegetações de diferentes tipos, zonas de cerrado de altitude, de caatinga arbórea, campos rupestres, capões de mata atlântica, em uma altitude de 1100m, margeados pelos rios Pardinho, Tamanduá, Braúnas e pelo córrego do Bexiga.

 

Fundado em 2017 o parque busca estabelecer relações de parcerias e impactar minimamente e sempre de forma positiva a comunidade local. Nos estruturamos a partir de um tripé de atuação: espiritualidade, sustentabilidade emancipatória e assistência social.

20210424_110549.jpg

Entendemos que a espiritualidade através de uma perspectiva humanística e universalista, como uma dimensão inerente ao ser humano podendo ser trabalhada de diferentes maneiras, mas que deve objetivar o autoconhecimento, a prática do bem e o espírito fraterno. Nos pautamos no estudo, na prática e na vivência dos valores e princípios do Santo Daime, da Umbanda e de outras religiões e filosofias que se preocupem com o desenvolvimento do amor, de uma cultura de paz e da integração com a natureza.    
 
Estamos organizados em mecanismos de apoio e trabalho coletivo, com uma visão cooperativista pautada na ideia de economia solidária. A permacultura com seu desenvolvimento de formas sustentáveis de ocupação humana, assim como os princípios e técnicas do ecodesign, da bioarquitetura, do paisagismo produtivo, dos sistemas agroflorestais e da produção de orgânicos, são nossos nortes teóricos para uma vida integrada à natureza.

Buscamos formas sustentáveis de produção de renda para os envolvidos, além de fomentar o desenvolvimento de técnicas e projetos voltados à defesa do meio ambiente através de práticas de Educação Ambiental crítica. Nos preocupamos com a promoção de uma perspectiva de saúde integral que perpassa pela alimentação orgânica, pelo contato com a natureza, pela convivência social harmônica e pelo atendimento e divulgação desses princípios para a comunidade.

Pretendemos contribuir com a sociedade local através de nossos projetos educacionais, ecológicos e sociais. Para tal, almejamos a construção de espaços de lazer e turismo, auxilio espiritual e autoconhecimento, bem como a constituição e manutenção de um centro educacional, um lar de crianças, um lar de idosos, um hospital terapêutico, um galpão de reciclagem, uma brigada de incêndio, dentre outras benfeitorias de cunho social. Assim como: desenvolver projetos, práticas e cursos de Educação Ambiental; promover formações educacionais e culturais que pautem a preservação das culturas populares e tradicionais; promover a saúde integral e segurança alimentar através da produção de alimentos orgânicos e ervas medicinais; oferecer apoio e desenvolvimento espiritual através de atendimentos e atividades de formação humanística.

Acreditamos que a busca por uma vida equilibrada, espiritual e ecológica não é um processo exclusivamente individual, mas sim também coletivo e social, que para ser alcançado deve se pautar em princípios fundamentados no amor ao próximo e na construção de uma ética do cuidado, não só de si mesmo como de nossa comunidade, local e planetária.
 

O Parque Espiritualista Jardim dos Orixás surgiu a partir de um “sonho possível” do guia espiritual Pai João de Aruanda, através da mediunidade de Robspierry Caetano, que em 2017, em conjunto com outras famílias, adquiriram as terras onde se encontra o Jardim dos Orixás.

20431186_1452697814806518_89712645391910

Para conseguirmos realizar esses projetos procuramos a construção de parcerias públicas e privadas, além do empenho comunitário para unir esforços na concretização desses compromissos.

23456668_1546103968799235_6867362779774856568_o.jpg
               Orientações para visitar o Jardim dos Orixás

 

O Jardim dos Orixás, fica localizado em um vilarejo chamado Barão de Guaicuí, município de Gouveia/MG, há 280 km de Belo Horizonte, 20 km de Gouveia e há 25 km de Diamantina.

 

O local conta com uma estrutura mínima para nos receber, contamos com espaço somente para acampamento nos dias dos trabalhos. O Jardim dos Orixás não está aberto para hospedagem fora dos dias de atividades.

 

O vilarejo conta com uma pousada para quem deseja ficar mais dias e oferece um pouco mais de conforto, Pousada da Nice (38) 99868-2376, entre em contato e faça sua reserva.

 

Não temos sinal de telefone e internet.

 

Para nos visitar ou participar de nossas atividades você terá que obrigatoriamente comunicar sua vinda pelo zap (38) 99886-5206, Pierry ou Ana Carolina.

 

Se você for convidar alguém para nos visitar e for a primeira vez que esta pessoa irá tomar o Santo Daime, a mesma deverá ser apresentada ao Pierry para uma entrevista com antecedência.

 

Seja bem vindo!!!

bottom of page